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Instituído pelo Decreto 8.373/2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial é uma ação do Governo Federal que envolve a Secretaria da Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho. 

Por meio do eSocial, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Na prática, as empresas e órgãos públicos terão de enviar periodicamente, em meio digital, diversas informações para a plataforma do eSocial. Atualmente, todos esses dados já são registrados em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único.

A partir de 14/01/2019 está prevista a obrigatoriedade de utilização do eSocial para órgãos públicos, com exceção dos eventos de saúde e segurança do trabalho, cujo envio passará a ser obrigatório a partir de julho de 2019.

O projeto eSocial abrange as Divisões da DGRH, os RH's das Unidades e Órgãos, a Procuradoria Geral e a DGA. Para otimizar as atividades, representantes da DGRH compõem o grupo técnico dos órgãos públicos.

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