Um dos objetivos estratégicos do Planes DGRH elaborado em 2014 com a participação de servidores de diversas Unidades e Órgãos diz respeito à revisão do processo de seleção de estagiários, com o intuito de agilizar a seleção e a admissão.

Nesse sentido, a Divisão de Informática da DGRH (DInf) e a Divisão de Administração de Pessoal (DAP) desenvolveram um novo sistema informatizado de apoio ao processo de seleção e admissão de estagiários. “Uma das nossas preocupações com a disponibilização desse sistema foi oferecer meios de divulgação de informação”, comentou André Pedroso (DInf), referindo-se aos produtos disponíveis para esclarecimento dúvidas que possam aparecer sobre o funcionamento dos novos recursos.

Desenvolvendo o sistema

Para chegar ao produto final, houve um longo processo que envolveu diversas áreas da DGRH e Unidades da Unicamp. A palavra-chave para o desenvolvimento do projeto foi (e ainda é) integração, que permitiu à equipe moldar o sistema de acordo com as necessidades e dificuldades que surgiram no caminho. “Inclusive, a ideia de desenvolvimento do sistema foi inspirada e norteada pelo projeto RH em Rede”, completa André. Idealizado em 2014, o projeto “RH em Rede” busca trabalhar o fortalecimento das relações de trabalho, estimulando a colaboração através da interação entre RHs das Unidades e Órgãos da Universidade.

O processo de desenvolvimento contou com a participação de servidores de outras Unidades e Órgãos, como IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), FCM (Faculdade de Ciências Médicas) e DGA (Diretoria Geral da Administração). Na DGRH, o piloto teve a participação e avaliação da ARH (Assessoria de Recursos Humanos). Como já divulgado no Portal DGRH, o sistema está disponível para toda a Unicamp desde o dia 04 deste mês.

Com isso, a DGRH finaliza a primeira parte do objetivo estratégico 8.1 de seu Planes (Planejamento Estratégico).

Novidades

Além do aspecto técnico, há mudanças na parte conceitual. “O processo foi redesenhado prevendo a atuação mais integrada e unificada das Unidades”, comenta Silviane Rodrigues (DInf). Com essa revisão, os processos seletivos passam a ser centralizados na DGRH, deixando o trâmite menos burocrático e mais funcional. Adotando o formato workflow, tecnologia usada para automação do fluxo de atividades de um processo de trabalho, atribui-se agilidade às etapas, dispensando a necessidade de despachar processos simples em papel, por exemplo.

Outra novidade que chama a atenção é a possibilidade do reaproveitamento de processos seletivos. A proposta é promissora: se um candidato participou do processo de seleção para estágio na área de Comunicação da DGRH, por exemplo, ficou entre os aprovados mas não foi chamado, ainda poderá ser “reaproveitado” pela Unicamp, eventualmente. Isso porque as Unidades e Órgãos terão acesso a todos os processos seletivos e poderão convocar os candidatos aprovados para possíveis vagas (neste exemplo, uma vaga na Comunicação em outra Unidade ou Órgão).

Para facilitar a utilização do novo sistema, a DInf e DAP oferecem oficinas técnicas para servidores dos RHs das Unidades e Órgãos. Para tanto, basta solicitar o agendamento através do email atenderh@unicamp.br. Além das oficinas, estão disponíveis para consulta o manual de instruções e a apresentação realizada no lançamento do sistema.

Sobre todas essas mudanças, foi publicada a Instrução Normativca DGRH nº 001/2016, que estabelece orientações e procedimentos a serem adotados pelas Unidades, Órgãos, Centros ou Núcleos Interdisciplinares quanto à seleção e admissão de estagiários na Unicamp.

Servidores durante Oficina Técnica
André Pedroso (DInf) como instrutor