Ontem (05) foi um dia histórico na trajetória tanto da Unicamp como dos seus servidores técnicos e administrativos. Na sala do Conselho Universitário (Consu), cerca de 50 pessoas se reuniram para prestigiar a cerimônia de lançamento da primeira edição da “Revista Saberes Universitários“. O que o periódico traz de especial? Para começar, é um projeto pioneiro nas Universidades do Brasil, por ser a primeira publicação a trazer trabalhos, estudos e pesquisas realizados por servidores, pesquisadores e docentes. Tudo considerando a relevância do conteúdo para o desenvolvimento das ações técnicas e administrativas na Unicamp. O restante, confira a seguir.

O projeto

Criada por profissionais da Unicamp, a “Saberes Universitários” destina-se à publicação de trabalhos originais relacionados às atividades desenvolvidas por funcionários técnicos e administrativos das Universidades do Brasil e do exterior, bem como trabalhos de pesquisadores e docentes. Em outras palavras, a revista junta o melhor dos dois mundos: valoriza conteúdos internos, produzido por pessoas de dentro da Universidade, e externos, englobando o Brasil e o mundo.

Na mesa solene do evento estavam presentes o Reitor da Unicamp José Tadeu Jorge, a Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário Teresa Atvars, a Pró-Reitora de Pesquisa Gláucia Maria Pastore, o Pró-Reitor de Graduação Luís Alberto Magna e o Chefe de Gabinete Paulo Cesar Montagner. Da equipe desenvolvedora da revista, estavam também na mesa a Coordenadora Adjunta da DGRH e Editora Científica Ademilde Félix, a Coordenadora do SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  e Editora Associada Regiane Alcântara Bracchi e o Coordenador Geral do GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), órgão patrocinador do projeto, e membro do Conselho Consultivo Edison Lins.

Considerando que a Universidade completa 50 anos de trajetória neste ano, o lançamento do periódico vem bem a calhar, integrando as ações comemorativas. Mas, afinal, de onde (e por que) surgiu a ideia para o projeto?

Sobre essa questão, Ademilde conta no editorial: “Começamos a observar que muitos projetos desenvolvidos por profissionais técnicos e administrativos das universidades apresentavam resultados importantes e mereciam ter um espaço para divulgação. Assim, a revista nasceu com o objetivo de ser esse espaço (…)”. Embora existam outros espaços de divulgação e prestígio a projetos e estudos, como o SIMTEC e o Prêmio PAEPE, a “Saberes Universitários” surge como um espaço novo e diferenciado que trabalha outros tipos de competências. Inclusive, graças ao surgimento da revista, a Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) oferecerá um curso de redação técnico-científico para os interessados em publicar nas próximas edições.

Segundo a Editora Científica, o periódico será publicado semestralmente (em março e setembro). Neste ano, a revista será disponibilizada em dois formatos: impresso e digital. A partir disso, a disponibilização das edições será exclusivamente digital, deixando o impresso para “ocasiões especiais”, diz Ademilde.

O que traz para o leitor?

Ao todo, esta edição traz dois tipos de publicações: artigos científicos e relatos de experiências. Os oito textos publicados abordam iniciativas relacionadas ao cuidado e bem estar dos funcionários, trabalhos desenvolvidos nos programas educativos da Universidade e as melhorias desenvolvidas nos serviços e produtos oferecidos aos usuários da Unicamp.

Em relação ao conteúdo, houve “contribuições nas mais diversas áreas do saber”, como destaca Ademilde. E sem exageros. Os assuntos foram desde a preocupação de enfermeiros com o uso indiscriminado das máquinas necessárias pela monitoração e manutenção da vida até a iniciativa de profissionais de educação física de utilizar o jogo e práticas da cultura lúdica para integração de crianças e adolescentes na DEdIC (Divisão de Educação Infantil e Complementar).

Conforme apontou Luís Alberto Magna, o projeto contribui para que a comunidade tanto interna quanto externa reconheça a abrangência do trabalho realizado na Universidade. “É um marco fundamental na história da Unicamp”, disse o Reitor José Tadeu Jorge sobre o lançamento.

Capa da edição
Regiane Bracchi (Editora Associada)
Coffee break
Servidor lendo a revista