No dia 29/9 a DGRH promoveu reunião periódica com ATUs e RHs para atualização das ações do projeto de implantação do eSocial. O Coordenador da DGRH Gilmar Dias reforçou a importância da participação das Unidades e Órgãos, afirmando que esses encontros contribuem para maior eficácia da implantação.

Sobre as novidades apresentadas, a alteração do leiaute da tela de inserção de dados e a liberação de acesso ao ambiente de testes estão entre as mais recentes ações do Comitê Gestor do eSocial, e foram apresentadas em evento nacional realizado em Brasília nos dias 26, 27 e 28/9, com a participação de representantes da DGRH. Aproximadamente 700 pessoas de diversas empresas privadas e instituições públicas compareceram e tiveram a oportunidade de compartilhar sua experiência na preparação para o eSocial a fim de aperfeiçoar o desenvolvimento do processo. O relato da DGRH sobre a Unicamp muito tem contribuído nesse sentido.

De acordo com publicação da revista Época Negócios, atualmente, 4% das 1.332 empresas analisadas em todo o Brasil estão prontas para a operação do novo sistema, 24% estão em fase intermediária, 29% estão começando a se adaptar agora e 43% dessas instituições ainda não iniciaram a implantação.

Na Unicamp

Dentre os principais avanços do projeto na Universidade destaca-se a publicação da página “Por dentro do eSocial (página descontinuada) no Portal DGRH, que reúne informações atualizadas sobre as atividades desenvolvidas.

A checagem de dados com a base da Caixa Econômica Federal, a qualificação cadastral na admissão e alterações funcionais são outras importantes ações realizadas. Em conversa com o Banco do Brasil, a DGRH propôs o desenvolvimento de uma ferramenta que facilitará o ajuste de dados inconsistentes sem que o servidor tenha que se dirigir a alguma agência bancária. Isso evitará deslocamentos desnecessários, encaminhamentos desencontrados e retrabalho.

Como já divulgado, os servidores da Unicamp têm até o dia 20/10 para atualizar seus dados cadastrais. A divergência entre os dados registrados no banco de dados da Universidade e os cadastrados nos órgãos federais envolvidos no eSocial acarretará problemas na transmissão das informações. Assim, é de extrema importância o cumprimento desse prazo.

Os RHs podem acompanhar o processo em sua Unidade/Órgão por meio do acesso a relatórios do Sistema de Gestão de Pessoas da Unicamp. Até hoje, 43% dos servidores já deram ciência dos dados no Vida Funcional Online.

Próximos passos

A continuidade do projeto prevê a formalização do Comitê Técnico eSocial da Unicamp, composto por representantes dos Órgãos envolvidos e RHs locais, registro da documentação técnica do projeto gerada até o momento, acompanhamento da atualização cadastral dos servidores, realização de testes de envio dos dados, atualização periódica da página “Por dentro do eSocial (página descontinuada) no Portal DGRH e adequações de rotinas.

A Unicamp se destaca pelo trabalho já realizado e tem servido de referência para diversas instituições públicas. A interação entre os RHs, DGRH e Administração Central se mostra essencial para solucionar os diversos problemas que surgirão na fase de preparação dos processos de trabalho.

No próximo dia 19/10 o encontro promovido pelo Comitê Gestor do eSocial será realizado no auditório da FCM / Unicamp, com a participação de órgãos públicos de todo o país.

Para saber mais: