Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) está completando 10 anos e para aproveitar a ocasião a Assessoria de Comunicação DGRH criou, juntamente com a Divisão de Planejamento e Desenvolvimento, o folder institucional para compartilhar um pouco dessa trajetória.

O PPA é direcionado aos servidores técnico-administrativos da Unicamp com possibilidade de aposentadoria nos próximos dois anos, e tem o objetivo de suavizar o impacto dessa fase. A partir de reflexões sobre diversos temas, possibilita repensar vínculos, consolidar histórias e resignificar vidas.

Criado a partir da necessidade de reconhecimento da questão da aposentadoria como um processo coletivo e de impacto, teve início em 2006 com diagnósticos quantitativo e qualitativo que confirmaram a necessidade de construção de espaço para tratar essa questão, cujos resultados indicaram quatro linhas programáticas de atuação: Desenvolvimento Humano, Questões Emocionais, Replanejamento de Vida e Questões Institucionais.

A metodologia inclui a promoção de oficinas de diálogo e problematização que visam o fortalecimento do compromisso dos participantes com a própria história e sua relação com o trabalho e a sociedade.

Ao longo desses 10 anos, 386 servidores concluíram o PPA, distribuídos em 18 turmas, num total de 201 oficinas. A avaliação do programa pelos participantes obteve média 9,3.

19ª edição está sendo oferecida a servidores com possibilidade de aposentadoria até dezembro de 2020 e conta com 11 oficinas que acontecem até o dia 25/6 deste ano.

Informações detalhadas sobre o programa podem ser obtidas no folder institucional PPA Unicamp.

Ir para o topo