Aconteceu na manhã de segunda-feira (17) a finalização da primeira turma de 2019 do Programa de Preparação para Aposentadoria – Unicamp (PPA). Assim como em todos os encontros, o encerramento aconteceu na Casa do Lago, e contou com a última oficina regular da turma, entrega de certificados e apresentação cultural do Programa UniversIDADE.

O ciclo de oficinas do PPA inclui temas relacionados à cidadania, elaboração de projetos futuros, desenvolvimento pessoal e questões emocionais. Para Vera Toledo, que atua no Labjor, “foram muito bacanas as oficinas que trabalharam sentimento, pois quando falavam em pontos positivos e dons, fizeram aflorar novamente coisas que estavam guardadas em uma ‘gaveta qualquer’ dentro de nós.”

A servidora Karla de Pádua, do CAISM, ainda tem um tempo até se aposentar, mas participou do PPA por considerar o programa como um ritual de passagem para a futura fase, já que não é uma decisão fácil. “Participar das oficinas foi muito importante pra mim. Primeiro, por conhecer novas pessoas, criar laços e ver que não estou sozinha nesse processo, e também por ter me dado novas perspectivas. Agora me sinto muito mais tranquila, consigo me programar e me organizar melhor”, afirmou.

Hélio Salvador Correa, servidor da FEA, conta que sua participação no PPA trouxe nova organização para seu futuro. “Quando olha para trás você vê as coisas que perdeu, mas o certo é olhar para a frente, porque a vida continua, e o programa trouxe essa visão, com pessoas e ideias diferentes que contribuíram muito”, declarou.

A servidora do Hospital de Clínicas, Maria Aparecida Araújo Pinto, já estava convicta da aposentadoria, mas relata que o programa trouxe maior clareza sobre o que a espera: “As oficinas nos deram a oportunidade de conhecer outras coisas, refletir sobre o futuro e ver tarefas possíveis de realizar. Eu, por exemplo, tenho a intenção de fazer trabalho voluntário. Minha decisão de se aposentar só foi reforçada.”

A 20ª edição do PPA aconteceu de 08/4 a 17/6 deste ano e contou com 25 participantes.

Sobre o PPA

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) visa acolher os servidores técnico-administrativos da Unicamp com possibilidade de se aposentar nos próximos dois anos, suavizando o impacto dessa nova fase da vida. A partir de reflexões sobre diversos temas, possibilita o repensar de vínculos, a consolidação de histórias na Universidade e a ressignificação da vida.

O período de inscrição e outras informações relacionadas são divulgadas no Portal DGRH e na lista ConectaRH-L. Os interessados devem manifestar o interesse a seu superior imediato e solicitar sua inscrição junto ao representante de treinamento de sua Unidade/Órgão.

Informações detalhadas podem ser consultadas no folder institucional do PPA Unicamp.