Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na última segunda-feira (25), na Casa do Lago, aconteceu a última oficina da 18ª turma do Programa de Preparação para Aposentadoria – Unicamp (PPA). O encerramento foi especial e contou com a apresentação de dança de alunos do UniversIDADE, programa parceiro do PPA.

As oficinas trataram de questões institucionais, emocionais, desenvolvimento humano e replanejamento de vida, e a participação ativa reforça a importância do PPA para os servidores. “O que mais me chamou atenção é esse lado emocional do curso que faz com que a gente reflita intensamente qual será nosso objetivo daqui para frente”, disse Sílvia Ceccatto (Instituto de Artes).

Margarita Bello (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo) contou que gostou muito do programa. “Eu vim principalmente para ter esclarecimentos e apoio, e minha expectativa foi totalmente correspondida”, declarou.

Para o servidor do Instituto de Estudos da Linguagem, Carlos Bastos, o PPA foi uma forma de conhecer as possíveis atividades após a aposentadoria.

Os profissionais da DGRH /DPD que organizam o programa destacam que esse espaço de reflexão possibilita compartilhar sonhos, idealizações e desejos. Segundo eles, o coletivo sempre traz o aprendizado, inclusive nesse momento de transição que vivem os participantes.

A DGRH administra a vida funcional dos servidores da Unicamp desde a seleção até o desligamento. Por isso, cuidar também dessa fase final da carreira é uma ação que reconhece a importância desses profissionais para o desenvolvimento da Universidade e promove a preparação para a nova etapa que se inicia após a aposentadoria.

Sobre o PPA

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) visa acolher os servidores técnico-administrativos da Unicamp com possibilidade de se aposentar nos próximos dois anos, suavizando o impacto dessa nova fase da vida. A partir de reflexões sobre diversos temas, possibilita repensar os vínculos, consolidação de histórias na Universidade, como também a resignificação de suas vidas.

O período de inscrição e outras informações relacionadas são divulgadas no Portal DGRH e na lista ConectaRH-l. Os interessados devem manifestar o interesse a seu superior imediato e solicitar sua inscrição junto ao representante de treinamento de sua Unidade/Órgão.

Informações detalhadas podem ser consultadas no folder institucional do PPA Unicamp.

Ir para o topo