Com o intuito de dar maior visibilidade às ações relacionados ao projeto eSocial na Unicamp e facilitar a comunicação com os servidores da Universidade, foi criada no Portal DGRH a página Por dentro do eSocial. (página descontinuada)

O novo espaço reúne as notícias referentes ao tema e apresenta em uma linha do tempo as principais ações da Unicamp e do Comitê Gestor.

O acesso pode ser feito a partir do ícone da página inicial.

Sobre o eSocial

Instituído pelo Decreto 8.373/2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial é uma ação do Governo Federal que envolve a Secretaria da Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho.

Por meio do eSocial, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Na prática, as empresas e órgãos públicos terão de enviar periodicamente, em meio digital, diversas informações para a plataforma do eSocial. Atualmente, todos esses dados já são registrados em algum meio, como papel e outras plataformas online. No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único.

Para saber mais, acesse a página Por dentro do eSocial.  (página descontinuada)