Na próxima segunda-feira (22), o Observatório Institucional Unicamp iniciará uma pesquisa com o objetivo de compreender o desenvolvimento das atividades em geral e do processo ensino-aprendizagem no contexto da pandemia COVID-19.

O Observatório foi criado em 2019 como um projeto estratégico da Unicamp no âmbito da parceria CGU-CESOP, com o intuito de ser um espaço de captação das percepções da comunidade universitária e de outros membros da sociedade, sobre a realidade e as vivências nos campi da Unicamp. Essa ideia institucional dialoga com experiências internacionais, que contemplam em suas áreas de Institutional Research espaços para aplicação de questionários (surveys) periódicos para levantar e mapear percepções e tendências da comunidade interna e externa à Unicamp. Além disso, o Observatório será um instrumento importante de captação de insumos para desenho e proposição de políticas institucionais.

Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é identificar como a comunidade universitária (discentes, docentes, pesquisadores e funcionários) está vivenciando o desenvolvimento de suas atividades de forma remota, assim como o processo de ensino-aprendizagem mediado pela tecnologia, em tempos de pandemia (COVID-19), explorando três dimensões principais:

1. Pessoas (experiência e condições);
  2. Processo (transmissão e captação do conhecimento);
  3. Tecnologia (ferramentas e plataformas).

O link para o questionário será enviado ao email corporativo (usuário@unicamp.br ou usuário@unidade/órgão.unicamp.br) e cada pessoa poderá responder apenas uma vez.

Vale destacar que a pesquisa é anônima, não sendo possível a identificação do respondente.

A participação de toda a comunidade é indispensável.

Os responsáveis pelo Observatório Institucional Unicamp e por essa pesquisa são os professores Teresa Dib Zambon Atvars (CGU), Milena Pavan Serafim (FCA/CGU) e Oswaldo Amaral (CESOP), com apoio da pesquisadora pós-doc Monize Arquem (CESOP) e do servidor Emerson José Ferri (CGU).

Mais informações podem ser obtidas pelo email survey@unicamp.br.