Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No ano de 2018 a DGRH completa 35 anos de criação. A ocasião é oportuna para a revisão de sua identidade visual, que é a mesma há 14 anos. Dessa forma, a Comunicação DGRH elaborou estudos com base nas tendências do design gráfico e comunicação institucional, e desenvolveu uma nova representação gráfica para o Órgão.

Um dos principais objetivos foi a simplificação da imagem, minimizando cores e formas. Com isso, a representação gráfica passa a ser única para todas as Divisões da DGRH.

A nova identidade visual pretende representar a gestão de pessoas na Unicamp de maneira simples e dinâmica, mas ao mesmo tempo impactante, com traços marcantes e exclusivos.


Conceito e linha criativa

As linhas retas e curvas presentes na tipografia especialmente criada para esse logotipo remetem à trajetória da vida funcional dos servidores por meio dos traços firmes e abertos, assim como as hastes de tamanhos diferentes fazem alusão à diversidade de carreiras e desenvolvimento profissional.

O desenho irregular das letras fortalece o dinamismo que o logotipo pretende transmitir.

A forma criada é flexível e adaptável, o que permite ser utilizada em praticamente todas as cores. Entretanto, a principal aplicação será na cor preta. Na necessidade de aplicação em cores, o indicado é um tom escuro de azul, parecido com a cor que alguns chamam de “azul petróleo”, e em fundos escuros, recomenda-se a cor branca.


História

O primeiro logo da DGRH foi escolhido por meio de um concurso, em 1996. Uma banca especializada analisou as propostas submetidas por diversos servidores e optou pela proposta enviada por Cássia Marchini, que na época atuava na Assessoria da Coordenadoria.

Com o passar do tempo, é natural a revisão da identidade visual – o que inclui o logotipo -, para acompanhar a missão, visão e valores da instituição. Dessa forma, em 2004, a então recém criada Equipe de Comunicação da DGRH fez uma nova proposta, com base no planejamento estratégico da época. A ideia era representar as Divisões por meio de símbolos específicos que juntos remetessem à forma de um corpo humano dinâmico. Ou seja, cada uma das Divisões da DGRH teria seu próprio logotipo extraído da imagem principal.

Isso funcionou bem por muito tempo, mas devido a ajustes na estrutura organizacional, algumas Áreas que constavam na proposta inicial foram extintas, desvinculadas ou desmembradas e outras foram criadas, descaracterizando o conceito original. Ou seja, o logotipo não mais cumpria sua proposta inicial de representar as Divisões da DGRH depois de vários remendos e ajustes no desenho.


Adaptação

As peças gráficas, sistemas e relatórios estão sendo atualizados com a nova identidade visual. É provável que por um tempo o logotipo antigo ainda seja visto em alguns documentos, mas a curto prazo tudo será adaptado para o novo padrão.

Ir para o topo