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Criada com objetivo de oferecer aos servidores o atendimento relacionado a diversos produtos e serviços da DGRH, bem como auxiliar e orientar os RHs das Unidades e Órgãos da Unicamp, a Central de Atendimento DGRH está completando em maio seu primeiro ano de atividade.

Segundo Suzerley Moreno, responsável pela área, a Central tem cumprido sua missão de realizar o atendimento aos servidores da Unicamp e liberar as Divisões da DGRH para que possam se dedicar melhor às questões técnicas e de negócio, sem precisar interromper o processo para atender ao público. “A avaliação que faço a partir do retorno que tenho das Divisões e das pessoas é que os objetivos estão sendo alcançados”, declara.

A equipe é composta por mais quatro membros. Jobér Alves e Ricardo Dias atuavam na DAP em atividades relacionadas ao serviço da Central, e Victor Sebinelli e Luciana Viotto vieram de outras áreas da DGRH.

Jobér conta que “não foi uma transição simples, mas está dando muito certo”. O servidor foi o responsável por compartilhar com os novos colegas os procedimentos para a execução da maioria das tarefas.

“Temos muito contato com as Divisões da DGRH e também com os RHs das Unidades e Órgãos, o que tem gerado boa interação”, afirma Victor. Antes as áreas internas precisavam demandar parte do seu tempo para prestar atendimento sobre seus processos de trabalho. Hoje, grande parte desse atendimento é feito pela Central, o que fez melhorar ainda mais a relação com os RHs por meio desse canal mais acessível que liga a DGRH com as Unidades/Órgãos.

A intenção da Central de Atendimento DGRH é ser um facilitador para a comunidade Unicamp. Luciana destaca que “um serviço que antes uma pessoa talvez precisasse falar em dois, três departamentos, hoje está centralizado e nós é que vamos atrás da solução. Essa centralização tem sido muito elogiada”, declara a servidora.

O atendimento humanizado e de boa qualidade é um dos diferenciais da área. Isso se deve à característica acolhedora do grupo. “Não é só a execução técnica, mas a forma como recebemos as pessoas e atendemos às solicitações”, completa Suzerley.

Isso é constantemente relatado pelos servidores atendidos. Um exemplo disso foi a experiência do Prof. Dr. Mário Monteiro Terra, dentista aposentado e um dos idealizadores do que hoje é o Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (CECOM), que fez questão de registrar junto à Coordenadoria da DGRH o bom atendimento que recebeu de Ricardo Dias. “Um trabalho bem feito é um trabalho em equipe. É muito gratificante quando caminhamos juntos na mesma direção”, menciona o servidor da Central.

Para o Coordenador Adjunto da DGRH, Milton Guilhen, “chegar no primeiro ano de atividades alcançando os resultados esperados, tanto na satisfação e acolhimento à comunidade da Unicamp, quanto no apoio às áreas internas da DGRH, é para nós muito gratificante. O empenho e dedicação dos profissionais da Central só faz reafirmar o compromisso que todos esperam de um trabalho de qualidade.” E finaliza: “Parabéns à equipe da Central de Atendimento!”

O Coordenador da DGRH, Gilmar Dias, complementa: “é muito gratificante ver esse primeiro projeto assumido como prioritário na nossa gestão estar consolidado, cumprindo seu propósito. Constatar o envolvimento e a integração da equipe entre si e com as demais Divisões ou RHs locais, sob a gerência da Suzerley, evidenciou a capacidade profissional dos nossos outros quatro colaboradores (Luciana, Victor, Jobér e Ricardo), que vindo de outras áreas e no nível de engajamento em cada temática de suas experiências absorveram rapidamente o desafio de dar sustentação a esse novo setor. E os números apresentados, bem como os vários depoimentos de elogio da comunidade e integrantes dos RHs, não deixam dúvida da decisão assertiva de contarmos com uma Central que possa padronizar com segurança e qualidade, incluindo uma boa dose de temperança, os atendimentos de quem procura a DGRH. Parabéns à equipe!”

Alguns números

Os atendimentos são realizados por email, telefone e pessoalmente. Nesse primeiro ano, foram respondidas aproximadamente 3.000 mensagens orientativas. Em média, diariamente são recebidos 40 telefonemas e cerca de 15 pessoas para tratar variados assuntos da vida funcional de servidores ativos e aposentados.

Além disso, nesse período foram emitidas aproximadamente 1.400 declarações para os variados fins.

O atendimento é feito presencialmente no prédio Reitoria IV (térreo), pelo email atenderh@unicamp.br e ramais 12959, 12960, 14830 e 14818. As orientações e perguntas frequentes relacionadas a seus principais produtos podem ser consultadas na página da Central de Atendimento DGRH.

Para saber mais:

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