A DGRH reuniu ATUs e RHs das Unidades e Órgãos para apresentar as recentes ações do Comitê Gestor do eSocial e seus reflexos no sistema Gestão de Pessoas, atualização dos dados cadastrais dos servidores, qualificação cadastral e impactos diretos nos processos de gestão de pessoas da Universidade.

A reunião aconteceu na sala do CONSU no dia 18/8 em dois períodos. A manhã foi iniciada pelo Coordenador da DGRH Gilmar Dias enfatizando a importância do projeto eSocial para a Unicamp e da participação ativa dos RHs e ATUs, já que a os dados não poderão ser parciais ou incompletos, e lembrou que a diversidade de informações na Unicamp é muito grande.

O período da tarde foi iniciado pelo Coordenador Adjunto da DGRH Milton Guilhen, que enfatizou o objetivo de alinhar a primeira fase das exigências do eSocial junto ao sistema da Unicamp.

Para o Diretor da Divisão de Informática DGRH João Curti, o resultado da útima reunião foi muito positivo. “O intuito agora é iniciar os trabalhos técnicos com as orientações dos primeiros passos, como quais dados devem ser buscados, onde buscar, como será feito, como a DGRH vai poder auxiliar e como proceder para que a Universidade consiga cumprir essa etapa do projeto”, afirmou.

desmitificação do Sistema de Recursos Humanos ficou por conta da Diretora de Desenvolvimento de Sistemas Operacional de RH da DInf / DGRH Valdirene Ferreira, que apresentou as funcionalidades impactadas diretamente pelo eSocial.

Silviane Rodrigues, Diretora de Apoio Técnico e Melhoria de Processos da DInf / DGRH explanou sobre as ações do Comitê Gestor do eSocial e o processo de atualização de dados cadastrais.

A Diretora de Pagamento, Frequência e Férias da DAP / DGRH, Simony de Oliveira, falou sobre a qualificação cadastral, e apontou que uma das inconsistências mais frequentes refere-se ao cadastro de dependentes. “Essa atualização merece atenção especial”, destacou.

Também participaram da reunião o Diretor da DSTr João Bertim, a Diretora da DPD Cristiane Fim, o Diretor da DAP Everaldo Pinheiro e AT da DAP Célia Mello.

Próximos passos

O eSocial veio para desburocratizar e simplificar o processo de informação, substituindo 15 sistemas por uma única porta de envio. Vale lembrar que essas são obrigações que já existem hoje, e o que muda é a forma da transmissão de dados.

A Unicamp deve seguir o calendário definido para os órgãos públicos, que prevê a implantação do eSocial até 01/07/2018.

Os servidores terão a responsabilidade de conferir até 20/10/2017 seus próprios dados cadastrais no Vida Funcional Online e assinalar ciência se estiverem corretos. Caso seja necessário fazer alguma alteração ou complemento, o servidor deve seguir as orientações contidas no Portal DGRH.

Os próximos encontros do projeto eSocial estão previstos para 29/9, 19/10 (com presença do Comitê Gestor do eSocial) e 17/11 (transferida para o dia 05/12 – no auditório da DGA). Detalhes sobre horário e local serão comunicados posteriormente.

Para saber mais, leia: