Aconteceu no auditório da FCM Unicamp nesta quinta-feira (19) o ciclo de palestras sobre o eSocial para órgãos públicos, promovido pela DGRH em parceria com o comitê gestor formado por representantes do Tribunal Regional do Trabalho 12ª Região, da Secretaria da Receita Federal do Brasil e Ministério do Trabalho.

Os temas apresentados incluíram desde a contextualização sobre os objetivos do eSocial até questões específicas como segurança e saúde do trabalhador, previdência e detalhes técnicos para o envio das informações.

O Diretor da Divisão de Informática da DGRH, João Carlos Curti, deu as boas vindas e apresentou um panorama sobre a programação do dia.

Em seguida a Coordenadora Geral da Unicamp, Teresa Dib Zambon Atvars, destacou a importância do envolvimento de todos na desafiadora implantação desse novo processo e agradeceu a disposição dos membros do comitê gestor em virem até a Universidade e possibilitarem esse diálogo.

Gilmar Dias, Coordenador da DGRH, ressaltou a importância de receber os integrantes do comitê gestor do eSocial em um evento com a participação de diversos órgãos públicos, e promover espaço para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.

O auditor fiscal da Receita Federal, Eduardo Tanaka, abriu as palestras contextualizando o eSocial e apontando os princípios, premissas e cronograma. Ao final do dia, compartilhou a experiência da auditoria da Receita Federal com a escrituração fiscal digital de retenções e outras informações fiscais.

A palestra “Construção do eSocial na Justiça do Trabalho” foi ministrada por Rômulo Araújo (TRT 12ª Região), que de forma descontraída mostrou aos convidados a importância desse trabalho, destacando pontos críticos e práticas para a implementação.

Margarida Almeida (MTE) palestrou sobre questões de saúde e segurança no trabalho e eventos do eSocial para órgãos públicos. “A Unicamp tem muito contribuído na divulgação desse grande e ousado projeto que é o eSocial”, declarou. Sua apresentação enfatizou que, dentre outras melhorias, a nova plataforma eliminará e substituirá 14 obrigações ao padronizar e unificar o envio das informações.

Estiveram presentes os Diretores, ATUs e RHs das Unidades/Órgãos da Unicamp e também representantes da USP, UNESP, Prefeitura de Campinas, TatuiPrev, IMA, Assembleia Legislativa, Tribunal Regional do Trabalho e Delegacia da Receita Federal.

As reuniões técnicas com o comitê gestor do eSocial acontecem periodicamente para ajuste de medidas, troca de experiências e atualização dos trabalhos, e contam com a participação de servidores da DGRH para representar a Unicamp. A Universidade é a quinta instituição a sediar esse evento que já foi realizado em São Paulo, Recife, Florianópolis e Brasília. O conteúdo das reuniões pode ser acessado no site da Previdência Social

Na Unicamp

A Universidade vem trabalhando no projeto eSocial desde julho de 2014. Atualmente a DGRH promove reuniões mensais com as Unidades e Órgãos para alinhamento de objetivos e procedimentos. A próxima acontecerá no dia 17/11 na Sala do Consu (transferida para o dia 05/12 – no auditório da DGA).

O eSocial é uma plataforma do governo federal que promete simplificar (e reunir) a prestação de informações e dados fiscais, previdenciários e trabalhistas que já eram obrigatórios e agora serão informados de forma unificada.

Para saber mais, acesse o site Por dentro do eSocial.