O Grupo de Trabalho que estuda a revisão da Carreira PAEPE (GT – Carreira) e o Grupo de Trabalho que estuda a revisão da Metodologia do Processo Avaliatório da Carreira PAEPE (GT – Avaliação), designados respectivamente pelas Portarias GR nº 26/2014 (de 01/04/2014) e nº 27/2014 (de 02/04/2014), convidam a comunidade universitária, em especial os servidores PAEPE, para contribuir com sugestões de melhoria desses importantes temas.

Com objetivo de atender ao artigo 1º de ambas as Portarias, os GTs têm a finalidade de propor minuta de revisão desses processos “promovendo estudos, organizando e sistematizando as propostas de modificação sugeridas pela comunidade para encaminhamento à Câmara de Administração (CAD).”

Durante os últimos seis meses, os Grupos se reuniram para estudos retrospectivos, levantamento de expectativas e análise de modelos aplicados em outras instituições.

Após formular ideias e debater questões como Planejamento Estratégico, Certificação das Unidades/Órgãos, Carreira Docente, Posto de Trabalho, Quadro de Vagas, e-Social e aspectos legais que fazem interface com planos de carreira, o GT – Carreira entende que o resultado da revisão da carreira PAEPE deve contemplar e atender expectativas institucionais e profissionais por meio de uma carreira dinâmica, estimulante e promissora, que contemple políticas de incentivo, reconhecimento, oferta de capacitação e novas oportunidades.

Já o GT-Avaliação estudou, organizou e debateu questões como Planejamento Estratégico, Processos de Trabalho, Posto de Trabalho, Avaliação de Estágio Probatório e o Processo Avaliatório atual, além dos principais métodos de avaliação de desempenho em outras instituições públicas e na literatura, e entende que a revisão do Processo Avaliatório deve buscar como resultado um processo participativo que permita o aprimoramento e desenvolvimento dos servidores da Universidade e, consequentemente, dos processos de trabalho, visando a melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Ambos os GTs seguem as diretrizes apontadas no programa de gestão “Unicamp de todos os saberes”, ou seja:

1. A Carreira PAEPE “precisa apresentar oportunidades de qualificação, reconhecimento e planejamento da vida funcional. A estrutura de todo esse processo deve ser dinâmica, uma vez que a universidade vive em constante transformação, e essa característica reflete, diretamente, no que se espera dos profissionais que aqui atuam, e exige deles constante atualização de conhecimentos“.

2. O Processo Avaliatório dos servidores PAEPE deve “realizar ampla revisão da metodologia adotada atualmente, implementando indicadores de avaliação do trabalho efetivamente realizado no dia a dia e não apenas quesitos que avaliam o comportamento e o relacionamento dos funcionários”; deve “estabelecer vínculos com planejamento estratégico, buscando, com base em amplo debate, estabelecer consensualmente indicadores locais de desempenho, que possam reduzir a subjetividade do procedimento de avaliação“.

Portanto, é fundamental o envolvimento de todos. E para garantir a ampla participação da comunidade, os GTs Carreira e Avaliação criaram um espaço para que os servidores manifestem suas opiniões, críticas e sugestões considerando os seguintes temas que norteiam um plano de carreira e avaliação de desempenho: estrutura de carreira, mecanismos de promoção horizontal e vertical, desenvolvimento pessoal e profissional, e metodologia do processo avaliatório.

Nesse sentido, um formulário eletrônico estará disponível no período de 24/11/2014 a 31/01/2015 para que todos os servidores Técnico-Administrativos, Docentes e Pesquisadores ativos na Universidade possam se manifestar.

Os GTs convocarão as CSARHs para apresentar a metodologia, fluxo do trabalho e cronograma dessa contribuição, e contam com a colaboração da comunidade Unicamp nesse importante processo.

Saiba mais: