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Missão, visão, princípios e valores

    Missão

Contribuir na elaboração e execução de políticas de gestão de pessoas, promovendo o desenvolvimento dos servidores de forma integrada, para alcançar excelência nos serviços prestados e relações saudáveis de trabalho.

 

  Visão

Ser um órgão consultor, facilitador e inovador na promoção de ações integradas em gestão de pessoas.

 

  Princípios

Foco no ser humano

Legalidade

Moralidade

Impessoalidade

Transparência

Ética

Respeito

  Valores

Credibilidade

Comunicação

Responsabilidade

Comprometimento

Eficiência

Sustentabilidade

Cooperação

 

 

História

A Diretoria Geral de Recursos Humanos foi criada pela Portaria GR 121/83, de 02 de maio de 1983, na gestão do então Reitor Prof. Dr. José Pinotti, tendo em vista a necessidade de uma Diretoria Geral que se responsabilizasse pelo RH da Universidade, garantindo rapidez e objetividade na tomada de decisões e no atendimento qualitativo do interesse público e dos propósitos institucionais da Universidade.

Naquela época, a DGRH tinha atribuições de planejamento, coordenação, orientação técnica, controle das atividades de pessoal e proposição política de benefícios sociais e vantagens para os servidores.

Antes da Portaria GR de 1983, os serviços de Recursos Humanos eram de responsabilidade da Diretoria de Pessoal da DGA. Porém, também funcionou como Setor de Pessoal da Divisão Administrativa antes de virar Diretoria. Neste sentido, podemos dizer que o Setor de Recursos Humanos nasceu junto com a Universidade.

Atualmente, a DGRH conta com mais de 350 profissionais em sua equipe organizada em 6 Divisões (DAP, DPD, DSTr, DSO, DEdIC e Dinf), além da Assessoria Administrativa, Assessoria de Comunicação, Assessoria de Recursos Humanos e Assessoria Técnica, ligadas diretamente à Coordenadoria.

 

Coordenadores da DGRH

 

1983 - 1989
Arly de Lara Romêo

1989 - 1990
Geraldo Di Giovani

1990 - 1998
José Luiz Boer

1998 - 2001
Luis Carlos de Freitas

2001 - 2002
João Frederico da Costa Azevedo Meyer

2002 - 2005
José Ranali

2005 - 2009
Maria do Rosário Almeida Rocha

2009 - 2013
Patrícia Maria Morato Lopes

2013 - 2017
Maria Aparecida Quina de Souza

Mapa Estratégico - Planes 2014-2017

O último Planejamento Estratégico da DGRH, realizado em 2014, foi uma experiência inédita, pois pela primeira vez foi utilizado um método que contou com a participação de parceiros externos à DGRH, o que totalizou aproximadamente 200 pessoas participando das oficinas. As visões externas e internas foram abordadas sob aspectos diferentes que se complementaram na construção do futuro.

O Planes DGRH foi desenvolvido durante 9 oficinas (7 com servidores da DGRH e 2 com parceiros), em carga horária de 36 horas.

As informações foram produzidas partindo da percepção individual para a discussão coletiva em grupos, onde todos os elementos do Planejamento Estratégico foram construídos, tais como: negócio, clientes, missão, valores, princípios, tendências, cenários interno e externo, visão e sonhos futuros. Esses sonhos foram agrupados por afinidade e transformados em objetivos estratégicos (mapa estratégico), que se desdobraram em projetos e ações estratégicas para concretizar os sonhos.

Consulte as versões em PDF do Livreto Planes DGRH e Livreto Planes DEdIC.

Objetivo Estratégico 1   Melhorar a prática da política de segurança e saúde ocupacional

Objetivo Estratégico 2   Facilitar a integração e comunicação entre DGRH e RHs para a melhoria da gestão de pessoas

Objetivo Estratégico 3   Assegurar serviços qualificados e integrados

Objetivo Estratégico 4   Buscar recursos financeiros com objetivo de desenvolver estratégias para implementação de políticas de valorização de pessoal

Objetivo Estratégico 5   Promover integração e conhecimento entre as áreas da DGRH

Objetivo Estratégico 6   Promover o desenvolvimento e qualificação do servidor público nos âmbitos profissional e pessoal

Objetivo Estratégico 7   Padronizar o atendimento e a prestação de informações aos usuários com agilidade e confiança

Objetivo Estratégico 8   Agilizar os mecanismos de contratação e reposição de pessoal

Objetivo Estratégico 9   Qualificar o plano de carreira dos servidores PAEPE