Admissão

 

Para ser estagiário na Unicamp é necessário prestar Processo Seletivo de acordo com o curso. No caso de estágio obrigatório e não remunerado, o contato é feito diretamente com o orientador de interesse.

A duração do estágio no âmbito da UNICAMP não poderá exceder 2 anos, conforme previsto no artigo 11 da Lei nº 11.788/2008 e artigo 5º da Resolução GR-008/2016.

Estágio Não-Obrigatório / Remunerado


É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória (§ 2º  do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

Após a finalização do Processo Seletivo, o candidato será convocado via email para comparecer na Unidade/Órgão onde será realizado o estágio e terá o prazo de 5 dias úteis para atender a convocação. Caso o candidato não compareça no prazo estabelecido, será considerado desistente do Processo Seletivo e o próximo candidato será convocado.

Após a entrega dos documentos solicitados (observe relação abaixo) é necessário aguardar novo contato para retirada do Termo de Compromisso de Estágio, que deverá ser assinado pelo estagiário e pela Instituição de Ensino, devendo ser devolvido para a Unidade/Órgão antes da data prevista para início informada no Termo de Compromisso de Estágio.

Para alunos da Unicamp, o Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio são emitidos pelo RH da Unidade/Órgão, após aprovação do Serviço de Apoio ao Estudante - SAE.

Cada curso possui um CP (Coeficiente de Progressão) mínimo para aprovação do estágio. Mais  informações podem ser obtidas diretamente junto ao Serviço de Apoio ao Estudante - SAE.

Documentos necessários para admissão em Estágio Não-Obrigatório / Remunerado:

  • Cópia do Atestado de Matrícula (atualizado, carimbado, assinado pela Instituição de Ensino e com informação dos horários das aulas)
  • Cópia do Histórico Escolar (atualizado, carimbado e assinado pela Instituição de Ensino)
  • Cópia do RG, CPF e comprovante de residência (com CEP)


Após a efetivação dos dados do estagiário no Sistema Integrado de Recursos Humanos, o mesmo deverá dirigir-se a DGRH, setor de Identidade Funcional e Declarações, para retirada do cartão de identidade provisório.

 

Estágio Obrigatório


É o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma (§ 1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008). Há duas formas de ingresso:

  • Processo Seletivo
  • Indicação do Orientador/Supervisor do estágio


Em ambos os casos, é imprescindível a apresentação de Declaração da Instituição de Ensino informando a obrigatoriedade do estágio e a quantidade de horas necessárias para o seu cumprimento.

Para alunos da Unicamp, a admissão para estágio obrigatório é feita diretamente pelo Serviço de Apoio ao Estudante - SAE e Unidade/Órgão.

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação/DGRH
© 2012-2017 Diretoria Geral de Recursos Humanos - Unicamp