EM CONSTRUÇÃO

DEMANDA ATUALIZAÇÃO

 


Enfermagem

Em parceria com as famílias, a enfermagem desenvolve um trabalho integrado com os profissionais da DEdIC através do cuidar e educar, contemplando a prevenção e promoção da saúde da criança e do adolescente, de acordo com a singularidade de cada faixa etária.

 

Nutrição
Investir na educação nutricional é acreditar que na infância se fixa a formação de bons hábitos alimentares, proporcionando às crianças e adolescentes o pleno desenvolvimento físico e bem estar. Uma alimentação com qualidade visa a prevenção de futuras enfermidades.

 

Cozinha Pedagógica
O comer na escola, além de um ato individual, é um ato coletivo que estimula a socialização, mas não descaracteriza cada criança, suas preferências e hábitos. A questão educativa permeia todas as ações relacionadas a alimentação. Diante disso, compartilhar conhecimentos e ideias no sentido amplo, desde a origem dos alimentos, quem plantou, colheu e transportou, até o preparo dos alimentos, faz parte das nossas práticas pedagógicas. Nossas crianças têm um local específico e adequado para preparar receitas trazidas por elas e pelas professoras, o que chamamos de momento da culinária. Exemplos são o bombom feito na época da Páscoa e hortinha onde as crianças plantam e colhem rúcula, cenoura e rabanete e preparam e saboreiam deliciosas saladas.

 

Cultura Indígena e Afro brasileira

Com o objetivo de criar identidade e fortalecer a cultura e história nacional através da arte, literatura e brincadeiras, são promovidas atividades nas práticas cotidianas e nos projetos desenvolvidos, de acordo com a Lei 11.645 de 2008.

 

Pedagogia do Movimento
É a valorização e ampliação dos movimentos naturais e necessidades da infância, sem privação ou controle, respeitando a cultura de cada criança, a consciência de si, do outro e do espaço.

 

Odontologia
Profissionais da saúde bucal desenvolvem diariamente atividades de prevenção e orientação às crianças e adolescentes nas instalações das Unidades Educacionais da DEdIC. As crianças têm acesso desde bebê e as famílias recebem orientações para construírem hábitos de higiene bucal de forma lúdica.

 

Educação Sócio-Ambiental
Objetiva trabalhar a consciência de si e do outro como parte da natureza e do universo a fim de construir uma consciência ecológica, de vida, trabalho e relações sustentáveis que não se separam das questões sociais, políticas e econômicas.

 

Linguagens: Entrelaçando-as através da Arte
Consiste na promoção de ateliês dinâmicos e flexíveis que entrelaçam todas as linguagens através da arte, própria da dimensão humana, propiciando tempo e oportunidades para criar, inventar e reinventar, e valorizando as produções infantis individuais e coletivas.

 

  

 

 

© 2013-2017 Diretoria Geral de Recursos Humanos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela
Assessoria de Comunicação/DGRH

Fale com a DEdIC

Rua Carlos Chagas nº 301 - Unicamp - Campinas, SP

dedicsa@unicamp.br

(19) 3521-7899