A DEdIC acolhe vários estudantes de graduação, pós-graduação (mestrado, doutorado, especialização), além de docentes da UNICAMP que desenvolvem pesquisas e projetos de pesquisa-ação, extensão.

Há ainda aqueles textos de reflexão, pesquisa, informes elaborados pelas professoras e pelos professores da Divisão.

* Dentre as produções de conhecimento já sistematizadas no âmbito da Divisão, apresentamos alguns documentos já publicizados. São mais de 30 anos de história e muita produção vem sendo elaborada por diferentes colaboradores/pesquisadores-professores.


Os interessados em realizar alguma pesquisa, trabalho monográfico, dissertação e/ou tese deverão obrigatoriamente:

  • Entregar cópia de Projeto de Pesquisa para a Direção da DEdIC que dialogará com a equipe de gestão para deferir ou indeferir o pedido.
  • Não será autorizado a realização de qualquer projeto que envolva a DIVISÃO sem prévia consulta às 03 Coordenações indicadas anteriormente.

 

***A Produção emanada de pesquisas realizadas no âmbito da DEdIC deverão, obrigatoriamente, fazer menção à Instituição. Devendo uma cópia em pdf ser compartilhada com a Divisão.


 

2018

Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp. 2018. Universidade Estadual de Campinas - Campinas, SP. Disponível em:

 

MOREIRA, Eliana Alves; RAMOS, Eliane de S.; WOLFF, Luciana; BORTOLINI, Catia de T.; CAVALCANTI, E. Paula; PINTO, Leila A. D.; BRUSCHINI, Maria do Carmo B.; BENEDETTI, Maria Luisa P.; OLIVEIRA, Marisol R. P. de; BARANAUSKAS, M. Cecília C.. Explorando a Utilização de Storyboard em um Ambiente Tangível de Apoio à Comunicação Alternativa e Aumentativa. 2018. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/download/8068/5759> Acesso em: 04/2019

 

2016

LIMA, Mariana de Souza. Oralidade e visualidade na reconstrução sócio-histórica de um espaço educacional da UNICAMP: a trajetória do PRODECAD. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

TANCREDI, Daniel Augusto Pereira; AYOUB Eliana; ASSIS, Marília Del Ponte de. O Labirinto da Educação Infantil: “Que me vem, Que me vai...”. 2016. Relatório de Estágio Supervisionado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP. Disponível em:
 

2015

ESTEVES, Vivian Colella. Entre princesas e piratas: um estudo das relações de gênero na creche da UNICAMP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2014

OLIVEIRA, Carla de. 1982-  Mulheres cuidadoras, mulheres professoras: história, memória e formação profissional na Creche Área de Saúde da Unicamp. 2014. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas - Campinas, SP.

 

2011

PIERRI, Suellen Irene Pereira. Contando histórias: o Centro de Convivência Infantil da UNICAMP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

SOARES, Daniela Bento. Estudo do desempenho motor, do perfil antropométrico e das influências sócio-culturais na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2008

CARVALHO, Márcia dos Santos. A Educação Física na educação infantil: uma experiência de integração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

MANZATTO, Luciane. Crescimento e conhecimento corporal: a busca de correlações em crianças da educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2007

GOMES, Renata Camargo. Do desejo a realização: a experiência do PRODECAD - Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente - da Universidade Estadual de Campinas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

AMARAL, Karen Anyedo. PRODECAD, uma proposta diferente: o trabalho integrado entre crianças da educação infantil e educação não-formal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

SANTOS, Meigue Alves dos. Um estudo do repertório das estórias contadas por crianças e seus familiares do Centro de Convivência Infantil CECI UNICAMP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2006

PINHEIRO, Márcia Aparecida. A formação profissional na prática cotidiana. O que nos contam as educadoras. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

SILVA, Rosineide Santos. Os saberes e fazeres das professoras de bebês: construindo pontes entre a teoria e a prática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

CHAGAS, Luciane Siqueira das. Construção da Pedagogia da Educação Infantil e a formação continuada e em serviço das professoras da Creche Área de Saúde (CAS) – UNICAMP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2005

PALMEN, Sueli Helena de Camargo. A implementação de creches nas universidades públicas estaduais paulistas. 2005. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas - Campinas, SP.

 

PEREIRA, Julyana Mognon. A construção da pedagogia da educação infantil e os desenhos: um breve estudo sobre creches de empresa e os indicativos e mudanças na creche CAS-UNICAMP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2003

ARNAIS, Magali Aparecida de Oliveira. Novas crianças na creche: o desafio da inclusão. 2003.  Dissertação (Mestrado).  Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2002

JACINTO, Vivian Baron. Educação física: implicações na definição da noção de lateralidade em pré-escolares normais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2001

BARELLA, Camilo Olavo. Estudo sobre motivação: motivação dos alunos as atividades desenvolvidas no apoio II do PRODECAD/UNICAMP, no segundo semestre de 2001. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

2000

SAUER, Maria Inesila Montenegro. A constituição da narrativa infantil e suas relações com a construção das noções espaço-temporais e causais. 2000. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

1998

BERTOLINI, Milene Maria. Prevalência da deglutição adaptada numa população de escolares. 1998. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

1997

FAGUNDES, Magali dos Reis. A creche no trabalho... O trabalho na creche. Um estudo sobre o Centro de Convivência Infantil da Unicamp: Trajetória e Perspectivas. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

1993

MELO, Maria Elina da Costa. A construção de regras no jogo infantil: um estudo em aulas de educação física da primeira e segunda serie do primeiro grau. 1993. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

1988

DELIZA, Rosires. Utilização da polpa de milho verde desidratada em formulados para a alimentação infantil e sopas cremosas. 1998. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Engenharia de Alimentos. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

1985

ZAIA, Lia Leme. A solicitação do meio e a construção das estruturas operatórias em crianças com dificuldades de aprendizagem. 1985. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas – Campinas, SP.

 

 

© 2013-2017 Diretoria Geral de Recursos Humanos - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela
Assessoria de Comunicação/DGRH

Fale com a DEdIC

Rua Carlos Chagas nº 301 - Unicamp - Campinas, SP

dedicsa@unicamp.br

(19) 3521-7899