Os profissionais da educação infantil no contexto da DEdIC possuem um percurso peculiar correlato ao processo de institucionalização que vem sendo aprimorado no contexto da Divisão.

A maioria dos nossos profissionais possui Graduação em Pedagogia e alguns Graduação em Educação Física/ Música.

Embora tenhamos um cenário no qual praticamente 99% já é "graduada", constitui-se como parte do trabalho dos professores e professoras os tempos de elaboração, pesquisa, estudo, aprimoramento e aprofundamento que requer toda e qualquer profissão.

Para a construção e fortalecimento de um Projeto Político Pedagógico da/para a infância no âmbito da Divisão, que seja coeso, coerente, que esteja sistematizado, que se aprimore, documentado é imprescindível investimento contínuo na Formação Continuada.

Como prática social que envolve um conhecimento técnico-científico, o processo de aprendizagem e produção de conhecimento é por si, um eixo central. E, para tanto, como seres humanos e profissionais, o compromisso com a nossa própria aprendizagem é condição "sine qua non" para que o nosso trabalho melhore, amplie, seja revisitado, (re)criado continuamente.

 

Em termos legais, houve avanços que sinalizam a importância de "Tempos e Espaços" de formação. Tanto a formação em trabalho, como em atividades extra classe, entre outros.

- Lei no 11.738/2008:

  • § 4º de seu art. 2º, “composição da jornada de trabalho [do profissional do magistério público da educação básica], observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/1996

  • Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: V - período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;

Um dos "Espaços" centrais de formação em trabalho é a Reunião Pedagógica Coletiva (RPC), momento no qual a equipe de professores e professoras se reúne e dialoga sobre: os desafios do Projeto Político Pedagógico em movimento, os informes do que é encaminhado cotidianamente, temas e pautas específicas (currículo) que são centrais para diálogo e reflexão visando ao aprimoramento das práticas pedagógicas.

O (re)planejamento individual, ou em grupo de professoras da turma e/ou módulo, também integra parte do trabalho das/os nossas/os profissionais.

Há ainda contextos previamente planejados e organizados pela Equipe Gestora, a partir da demanda das professoras: Musicalização para pedagogos, Curso de Primeiros Socorros, Cultura Indígena e Afrodescendente, Corpo, Gesto e Movimento, Abordagem Pickler, Inglês, Violão.

Em todas as Unidades há algumas professoras realizando cursos de pós-graduação:

  • Até 15 professoras participarão da 2a oferta do Curso de Especialização - Modalidade Extensão /FE-Unicamp (Educação Infantil e Pedagogias da Infância);

  • Mestrado profissional;

  • Mestrado e doutorado acadêmico (FE/Unicamp);

  • Extensão - Educorp, Institutos e Faculdades da Unicamp - via Extecamp;

  • Disciplinas isoladas - de graduação e pós-graduação nos Institutos e Faculdades da Unicamp.

Todas essas atividades têm como finalidade central a melhoria da qualidade do trabalho oportunizado no âmbito da DEdIC aos nossos bebês e crianças. O que significa a possibilidade de potencializarmos um currículo que oportuniza experiências prazerosas, diferenciadas e multiculturais, multilinguagens...

 


 

No contexto da DEdIC, é o Fórum de Gestão como um todo quem tem como principal trabalho a responsabilidade de acompanhar, avaliar, coordenar, orientar, subsidiar e sistematizar as ações desenvolvidas nas "Unidades" no que diz respeito ao Projeto Político Pedagógico - a organização dos tempos e espaços pedagógico em suas distintas dimensões.

Quando nos reportamos ao aspecto pedagógico, ou seja, aquilo que diz respeito ao Projeto Político Pedagógico (PPP) vivenciado e ressignificado no âmbito da DEdIC, faz-se importante explicitar, que a intencionalidade primeira é valorizar as práticas pedagógicas que integram diferentes áreas do conhecimento e diversas e diferentes linguagens, na perspectiva do brincar-cuidar-educar.

Ademais, além do pressuposto da valorização e sistematização do que já vivenciamos internamente com bebês e crianças, como parte da Universidade Pública, faz-se importante que possamos juntos, construir caminhos que possam aproximar-nos dos Institutos e Faculdades, seja através de projetos, acolhimento de estagiários, formação dos profissionais nesses institutos e faculdades em período de serviço ou fora dele, diálogo com docentes, pesquisadores, outros interlocutores, etc.

 

Partindo do pressuposto que nós profissionais da educação, fazemos e pensamos a educação infantil no âmbito da Unicamp, as Reuniões Pedagógicas Coletivas (RPC) constituem-se centrais na promoção do diálogo sobre o PPP vivenciado, ressignificado, reconstruído em nossas práticas e formações contínuas e que se encontram em movimento.

Cabe às Coordenações de Unidades, - com base nas indicações das professoras e a partir do diálogo a respeito das práticas sociais cotidianas-, elaborar proposta semestral de RPC, de forma que integre momentos de informações gerais e de formação continuada, integrando reflexão da prática teórica (compartilhamento de práticas, dialogo sobre um texto exponencial ou referência, colóquio com um docente da Unicamp, desenvolvimento de oficina entre professores, momento de orientação e planejamento de reuniões com as famílias, etc.).

Esse momento interno é central para aproximarmos o diálogo sobre a possibilidade de constituir um PPP mais coeso e coerente, como DEdIC, como um COLETIVO de trabalho.

RPC:

- momento de compartilhamento das práticas pedagógicas

- diálogo sobre a prática e os seus fundamentos teórico-metodológicos

- oportuniza a aprendizagem e fortalecimento do trabalho coletivo

- oportuniza a reflexões sobre os avanços, desafios e contradições

- momento precípuo de valorização do trabalho - como parte da formação continuada/permanente dos educadores

- momento de diálogo e sistematização das práticas, processos, transformações

etc.

 

 
 

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