DEdIC

Um panorama geral

A Divisão de Educação Infantil e Complementar constitui-se como um espaço socioeducativo para bebês e crianças, filhos e filhas de servidores Unicamp, Funcamp e estudantes de graduação e pós-graduação.

Configura-se em sua origem como parte da luta de mães trabalhadoras da Universidade que foi encampada como política de incentivo às respectivas trabalhadoras. Ademais, em um segundo momento, incorporou o segmento dos estudantes, integrando a agenda da política de permanência estudantil.

Pelo fato de a Funcamp - Fundação de Desenvolvimento da Unicamp prestar serviços à Universidade, acordou-se que a "DEdIC" contemplaria um percentual de vagas destinadas às servidoras da respectiva Fundação.

Os bebês e crianças poderão acessar a DEdIC através de processo de avaliação socioeconômica, que implicará em processo classificatório. Sendo chamados de acordo com a disponibilidade das vagas, do calendário e cronograma estipulado pela equipe gestora e devidamente divulgado à comunidade acadêmica.

Nesse sentido, embora a Universidade tenha ciência de que a Educação Infantil implica responsabilidade legal dos municípios e os demais entes federados, o investimento em políticas de educação básica, no âmbito da Unicamp  vem sendo efetuado a contento.

Diante do exposto, solicitamos que os pais e os respectivos familiares dos bebês e crianças de nossa comunidade efetuem concomitante ao processo de avaliação socioeconômica da DEdIC as inscrições junto aos órgãos competentes (matrícula em instituições socioeducativas do município) para que as nossas crianças possam, de alguma maneira, serem assistidas em relação aos seus direitos em construção.

 

"Sistema" próprio de Educação Básica em constituição

Com a constituição da DEEPU - Diretoria Executiva de Ensino Pré Universitário (Resolução GR - 027/2017), a DEdIC, bem como os Colégios Técnicos de Campinas e Limeira (COTUCA e COTIL) ficam sob responsabilidade de tal diretoria. Todavia, em termos institucionais, o trabalho com a DGRH - Diretoria Geral de Recursos Humanos prossegue!

A DEdIC, após autorização pela Secretaria do Estado de São Paulo em 2016, e após Resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE Nº 152/2017), fica sob responsabilidade e supervisão da DEEPU. Como autarquia, prosseguimos com a intermediação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, informando as alterações e dialogando para fins de constituição de um "sistema" próprio em construção.

 

Diretoria Geral e Associada da DEdIC

A Diretoria Geral e Associada responsabiliza-se pela coordenação de todo o trabalho realizado pelos demais integrantes da Equipe Gestora no âmbito da Divisão.

Reúnem-se periodicamente com a Diretora da DEEPU para fins de diálogo, (re)planejamento e encaminhamento das ações, programas e projetos que incidem na política educacional de Educação Infantil e Educação "Não formal" que se implementa na Unicamp.

De semelhante modo, para fins de articulação, alinhamento, busca de coesão e coerência na implementação da política educacional - DEdIC, dialogam semanalmente: Diretora Geral, Diretora Associada, Coordenação de Orientações Pedagógicas e de Formação, Coordenação de Unidades, Coordenação de Projetos Socioculturais e Científicos, Coordenação de Inclusão, Saúde e Alimentação e Coordenação do Serviço Socioeducativo considerando-se a necessidade de fortalecimento do trabalho coletivo nas Unidades, InterUnidades - Divisão.

Temos como eixo central do trabalho de gestão o processo de "APRENDIZAGEM SOCIAL" (BRYAN, 2005  - Planejamento Participativo e Gestão Democrática: da teoria à ação - texto mímeo - in: IN: PEREZ, José Roberto Ruz; AGUILAR, Luis Enrique; BRYAN, Newton A. P.; GOLDENSTEIN, Marlene S.; MOMMA, Adriana M. et al. Disciplina: Planejamento Educacional e Avaliação na Escola - Curso de Especialização em Gestão Educacional - Unicamp/SEE-SP. Outubro 2005). Tal perspectiva visa a superação da dicotomia e polarização das dimensões administrativas e pedagógicas da gestão educacional, com o objetivo de fortalecimento da vivência sociodemocrática, pela via do replanejamento e diálogo coletivo sobre o Projeto Político Pedagógico em construção.

 

Organização

A DEdIC é composta por 05 Unidades Socioeducativas:

1) Centro de Convivência Infantil (Ceci Integral) – Creche: Berçário – Período integral;

2) Centro de Convivência Infantil (Ceci Integral) – Creche: Maternal e Pré-Escola - Período integral;

3) Centro de Convivência Infantil (Ceci Parcial) – Creche / Berçário / Maternal e Pré-Escola - Período parcial;

4) Programa de Integração e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) – Períodos matutino e vespertino;

5) Centro de Convivência Infantil da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Ceci FOP) – Creche / Berçário / Maternal e Pré-Escola – Período integral.

 

Cada Unidade Socioeducativa conta com Coordenadores de Unidade (CoordU), profissionais de educação básica concursados que, após aprovação em processo de seleção, integram a Equipe de Gestão da DEdIC a partir de meados de 2017 e 2018.

Os CoordU respondem junto à direção e à comunidade acadêmica pelo trabalho efetivado em cada Unidade. Assim sendo, tanto para os bebês, crianças, professores e professoras, bem como para as famílias e demais funcionários são eles quem prestam diretamente os esclarecimentos e podem responder com propriedade sobre o andamento do trabalho pedagógico cotidiano, ademais dos professores/ das professoras e demais funcionários que constitui sua equipe de trabalho.

Todavia, como é apontado, tod@s estamos à disposição para diálogo sobre o trabalho pedagógico que vem sendo oportunizado no âmbito da Divisão.

 

A Equipe de Gestão da DEdIC conta com setores fundamentais:

a) Serviço Socioeducativo;

b) Administrativo (Almoxarifado, RH, Finanças, Compras, Informática, Comunicação, Manutenção).

c) Equipe de Profissionais da Enfermagem

d) Equipe de Profissionais da Nutrição

e) Equipe de Profissionais da Odontologia (em parceria com o CECOM)

d) Parcerias com docentes, estagiários dos Institutos e Faculdades

e) Parcerias com instituições externas (Corpo de Bombeiros, Sanasa, outros)

 

Projeto Político Pedagógico (PPP)

No contexto da DEdIC, as Unidades contemplam a faixa etária de 6 meses a 14 anos de idade (creche - berçário e maternal; pré escola; e educação no contraturno denominada "educação não formal" - àquela oportunizada no âmbito do PRODECAD).

Eis que temos um campo fértil de possibilidades múltiplas. Seja pela condição da própria faixa etária - da condição humana de aprendente; pela organização e funcionamento, como também por integrarmos uma Universidade.

Configura-se objetivo central do currículo a EXPERIMENTAÇÃO. Ou seja, oportunizar, pela via das brincadeiras, brinquedos e jogos vivências nas quais o ser dos bebês e crianças se coloquem de forma inteira e integral. Uma aprendizagem voltada para as artes, línguas, diversas e diferenças socioculturais. Mas primordialmente uma aprendizagem para a solidariedade, respeito, para a alegria da partilha; para o processo de omnização/ humanização.

Sendo assim, a dimensão do "cuidado-educação", se conectam (ao menos deveriam) pela afetividade. Ela se constitui como o elo que dá sentido e significado às aprendizagens e ao desenvolvimento humano. Sem afeto não há educação que se configure significativa e transformadora.

Esse seria um dos legados da educação infantil e da "educação não formal" no âmbito de uma Universidade. Não só contemplar um "ensino pré-universitário" - algo que antecede ao ensino superior, mas também evidenciar uma possibilidade interativa, solidária, afetiva, lúdica, magética e imagética em um universo no qual o cientificismo, os títulos, a produtividade se contrapõem aos objetivos e fins principais da produção científico acadêmica: um mundo melhor e mais bonito de se (con)viver.

 Em termos político-pedagógicos constituem-se centrais:

- Formação Continuada dos Profissionais da Educação: sendo prioritária a Reunião Pedagógica Coletiva como tempo e espaço de diálogo, de compartilhamento de experiências, de fortalecimento do trabalho coletivo, de diálogo sobre o currículo, sobre as concepções de educação infantil, infâncias, etc. Tempo de diálogo e aprendizagens conjuntas que também contempla a Reunião de Dupla, o Planejamento "individual" e formação em disciplinas isoladas, em programas de pós- graduação profissional, acadêmico, etc.

- Diferentes e Diversas Linguagens: no âmbito de cada Unidade, a Equipe de Coordenação e Professoras, em conjunto com todos os demais, possui o desafio de junt@s fazermos continuamente o mapeamento, diagnóstico, registro e sistematização das ações, projetos e oficinas proposto/vivido pelas professoras e pelos professores com bebês e crianças em diferentes tempos e espaços da Divisão/na Unicamp. Constitui-se, compromisso com a essência e fim em si do processo socioeducativo: a aprendizagem social e a "produção de conhecimento" como intrínseco à nossa prática pedagógica como professores que fazem-pensam a educação infantil.

- Inclusão, Alimentação e Saúde: uma proposta político-pedagógica implica uma compreensão do "ser" por inteiro, como existência objetiva-subjetiva, histórica-sociocultural; seus saberes; sua cultura; suas demandas específicas que são desafios coletivos. Quem são as nossas crianças e bebês com deficiências diagnosticadas? Quais as demandas específicas e quais diálogos intersetoriais, entre todos os envolvidos constituem-se necessários? Há bebês/crianças com "restrição alimentar"? Quais são elas? Quem? Que trabalho é efetivado em parceria com as profissionais, famílias? E a dimensão da saúde, em seu conjunto? Em que momento as enfermeiras, dentistas, nutricionistas e outros profissionais de diferentes segmentos dialogam. Elas participaram de algum diálogo no âmbito das Reuniões Pedagógicas? Interagiram com profissionais que atuam junto aos projetos de corpo, artes, movimento; cultura; outro?

 

Em tempo

Integra nossa Equipe de Trabalho, vários profissionais da segurança, da limpeza; do setor de produção de alimentos - copeiras, técnica em nutrição, etc. Ademais, não poderíamos deixar de mencionar nossos colegas da DEMAN - Divisão do Meio Ambiente; da Manutenção Predial (coordenados pela Prefeitura da Unicamp); DGRH - Diretoria Geral de Recursos Humanos - em geral e em especial O GGBS entre vários outros.

 

Diretoria    

Diretoria Geral:

ADRIANA MISSAE MOMMA
Fone: [19] 3521-7591
Email: dedicdir@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301, 1º Piso

Diretoria Associada:

SIMONE DE MORAES B. RODRIGUES
Fone: [19] 3521-9035
Email: dedicdir@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 31, 1º Piso

Secretaria da Diretoria:

LÍDIA GALLO BARBOSA
Fone: [19] 3521-8096
Email: dedicdir@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 351 - ao lado da odontopediatria

Coordenação de Serviço Socioeducativo

   

Coordenação Geral:

DULCE MARA BERTOLUCI GRASSI
Fones: [19] 3521-7904 e 3521-7899
Email: dedicsa@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301 - térreo

Serviço Social:


Fone: [19] 3521-8095
Email: dedicss@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301, térreo

Documentação e Matrícula:

EDMÉA APARECIDA CALLEGARI
Fones: [19] 3521-7904 e 3521-7899
Email: dedicsa@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301, térreo

Recursos Humanos e Finanças:

ELIANA CARDOSO BATATA
Fones: [19] 3521-8097
Email: dedicrh@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301
 
 
 
 
CARMEN SILVIA ANTÔNIO
Fones: [19] 3521-8094
Email: carmena@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301
 
 
 
 
Fones: [19] 3521-7644
Email: modesto@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301

Informática/Administração de Redes:

CLÁUDIO JOSÉ CORRÊA
Fones: [19] 3521-8092
Email: cjcorrea@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301

   
Comunicação, Sistematização e S. de Informação
 
Fones: [19] 3521-8092
Email: leandra@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 351 - ao lado da odontopediatria
Patrulheira:
 
MARIA CAROLINA DE SOUZA SALVADOR
Fones: [19] 3521-7161
Email: mcarolss@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301
 

Manutenção e Almoxarifado:

 

Coordenação Geral:

ADRIANA OLIVEIRA DOS SANTOS
Fones: [19] 3521-8098
Email: pdtdedic@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301

 

 

 
 
Fones: [19] 3521-7747
Email: pdtdedic@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301
 
WALTER LUIZ CARDOSO
Fones: [19] 3521-8098
Email: walterl@unicamp.br
Endereço: Rua Carlos Chagas nº 301
   

 

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